Foi um acontecimento grandioso nesta manhã de sábado dia 22 de junho, quando uma grupo de estudantes de uma escola da zona rural de Joaquim Pires, na região norte do Piauí, na companhia de seus professores visitaram a sede da Academia Parnaibana de Letras, o Memorial de Humberto de Campos e o Cajueiro de Humberto de Campos, na centro histórico de Parnaíba.
A visita dos alunos da sexta série da Escola Municipal Mariana Fortes Vasconcelos, da Chapada dos Broders em Joaquim Pires, estava sob a condução da professora Jane Mara, que se fazia acompanhar de outros professores.
Na Academia Parnaibana de Letras foram recepcionados pelos escritores José Luiz de Carvalho, presidente da entidade, do secretário geral Antonio Gallas Pimentel e do romancista, cronista e contista Antônio de Pádua Marques.
Os alunos da Escola Municipal Mariana Fortes Vasconcelos, conheceram as dependências do Memorial Humberto de Campos, onde estão expostos objetos, livros, o fardão com que o escritor tomou posse na Academia Brasileira de Letras manuscritos, máquina de escrever, fotos, canetas.
Ao final da visita à Academia Parnaibana de Letras, os alunos e professores ganharam livros que foram autografados pelos escritores José Luiz de Carvalho, Gallas e Pádua Marques tudo fartamente registrado.
Na visita ao Cajueiro de Humberto de Campos, os visitantes foram recepcionados pelo superintendente de Cultura, Arlindo Leão, conheceram a história dessa árvore e sua importância para a cidade de Parnaíba e o Brasil e em seguida retornaram a Joaquim Pires. A Academia Parnaibana de Letras, comemora dia 28 de julho deste ano 41 anos de fundação.