Está tudo diferente. Depois que estádio de futebol passou a ser arena, a bola de futebol deixou de ser de couro e passou a ser de material sintético; Depois que jogador de futebol passou a raspar sobrancelhas e se encher de tatuagens parecendo mais um tapete persa e deixou de ser chamado por apelido e passou a usar nome composto; Deixou de usar calção e passou a usar bermuda até os joelhos, passou a usar camisa fora do short; Juiz passou a ser árbitro e bandeirinha, assistente; Inventaram até um tal de VAR! O futebol não é mais o mesmo. Que saudade do tempo em que o jogador era formado em um time e nele se aposentava! Jogava por amor à camisa. Agora os jogadores jogam por diversos clubes em um único ano. Beijam o escudo da camisa ironicamente por ser o time da vez que está lhe pagando altos salários. Puro mercenarismo.
Depois que bicho de estimação virou pet nunca mais foi a mesma coisa. Agora gato e cachorro tem nome de gente, usa sapatinhos para proteger as patinhas, lacinhos de fitas e roupas estilosas. Comem rações balanceadas e tem até plano de saúde. Quanta gente por aí precisando ser tratada assim! Nada contra tratar bem os animais, mas ai beira o exagero.
Antigamente existiam homens e mulheres. Como Deus nos criou. Simples assim. Hoje tem tantas variações de seres humanos que até pode-se preencher um alfabeto. Tem um tal de therian, que é o ser humano que se identifica como animal. Homem trans engravidando mulher trans. Homem que se diz mulher trans, mas se acha lésbica porque gosta de mulher. Pode isso, Arnaldo? Já se fala que na europa os homens estão urinando sentado e usando bidê para se lavar.
Outro dia fui em uma clínica particular fazer um orçamento para implante dentário. Me deram um formulário que eu deveria preencher. Eram quatro folhas e uma, acreditem! Só de orientações sexuais. As mais absurdas! Indignado, ignorei todas as opções. Escrevi no centro da página dois “M” grandes. Quando entreguei o formulário a funcionária perguntou o que significam os dois “emes” e eu respondi que era minha orientação sexual: Muito Macho!
Já se foi o tempo em que professores eram respeitados na sala de aula. Hoje são pseudos professores, doutrinadores e orientadores políticos de esquerda que, além de doutrinarem os alunos ainda os induzem a se sentirem do sexo oposto. Uma aberração doutrinária. Enquanto isso vão se desvanecendo no tempo os ensinamentos de outrora. Já não se sabe mais quem assinou a Lei Áurea e muito menos quanto é 8X7.
Saudade de minha terra! La pelo menos ainda canta o sabiá.
*Valdir Barreto Ramos, militar da reserva da Marinha do Brasil, escritor, contista, cronista.