Se levado em consideração o período acumulado, que engloba janeiro a maio de 2024, o aeroporto do município registrou um aumento de 34,1% em comparação com 2023. Os dados foram divulgados pela empresa Aeroportos Nordeste do Brasil S/A (Aena Brasil)
A movimentação de carga por via aérea aumentou 90% no mês de maio no Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, localizado em Juazeiro do Norte, em comparação com igual mês do ano anterior, totalizando 95 toneladas. Os dados, referentes ao bloco de aeroportos do Nordeste, foram divulgados pela empresa Aeroportos Nordeste do Brasil S/A (Aena Brasil).
Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.Se levado em consideração o período acumulado, que engloba janeiro a maio de 2024, o aeroporto do município registrou um aumento de 34,1% em comparação com 2023, o que representa um montante de 304 toneladas movimentadas durante o período.
De acordo com a secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque, 2024 está sendo um ano positivo para a região.
“A partir do momento em que a gente conseguiu colocar o Padre Cícero como um dos grandes enredos no carnaval do Rio de Janeiro, a gente já faz com que todos esses incrementos aconteçam. Então, em maio, o aeroporto já foi o terceiro mais visitado do interior nordestino”, destacou.Leia mais
Apesar disso, no quesito de operações, Juazeiro do Norte teve o único aeroporto do bloco Nordeste operado pela Aena que fechou o mês de maio no negativo (-22,4%), com um total de 522 operações.
Na Região, a empresa opera também Recife, Maceió, Aracaju, João Pessoa e Campina Grande na Paraíba. Porém, no município cearense, o saldo ainda é favorável se visto no acumulado do ano até maio, com crescimento de 4,9%. Ainda assim, a cidade ocupa a última posição nesse segmento, com 2.824 operações.
Entretanto, o número de passageiros que embarcaram em voos durante maio aumentou 1%, com 41.169 usuários com passagem registrada no mês. No acumulado, de janeiro a maio, o acréscimo foi de 2,3%. No período 196.539 passageiros foram contabilizados.
Além disso, no mês de agosto, a companhia aérea Latam irá aumentar o número de voos de Juazeiro do Norte para São Paulo, de 7 para 10. Yrwana comenta sobre como essa expansão beneficia a economia da região.
“De uma forma muito direta, a gente tem aí a melhoria na taxa de hospedagem, quando falamos das unidades habitacionais da hotelaria. Mas assim, a melhora é em todo o trade, então, entra gastronomia, entra entretenimento, entra a participação nos equipamentos que nós temos do Governo do Estado na região, é um incremento muito positivo”, ressalta a secretária.
A titular da pasta ainda evidencia a importância do turismo religioso em Juazeiro do Norte, com o Padre Cícero e a Menina Benigna, cuja estátua de 26 metros foi finalizada nesta terça-feira, 9 de julho. Porém, expõe que um dos intuitos da Secretaria é aumentar também o turismo de outras áreas, como o ecoturismo.
O nosso intuito […] é que as pessoas possam acoplar a religiosidade com a participação de alguns equipamentos e fazer ecoturismo. O ecoturismo da região é muito forte. Então, é essa conexão que a gente quer fazer, que é de uma forma muito tranquila, todos esses destinos que hoje nós já temos se tornam poucos em detrimento da quantidade de oferta que temos na região do Cariri”. (Com Maria Clara Moreira)