Abrigo São José passa por reforma em Parnaíba após 93 anos de acolhimento.

Próximo de comemorar um século, com 93 anos de história dedicados ao acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade, o Abrigo São José, em Parnaíba, está passando por uma significativa reforma e ampliação. A primeira etapa das obras, realizada pelo Governo do Estado por meio da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), recebeu um investimento superior a R$ 1,5 milhão. O objetivo é proporcionar uma estrutura renovada e mais digna para os 21 moradores atuais.

A requalificação dos espaços e a aquisição de novos equipamentos visam garantir maior conforto, acessibilidade e acolhimento aos residentes. Os quartos, já finalizados, apresentam um padrão semelhante ao de hotéis, enquanto outras melhorias incluem a renovação das redes de água, energia e esgoto, o retelhamento do edifício e a criação de novas salas, como uma enfermaria.

 
 

Como acessar o abrigo

Para ter acesso à Instituição de Longa Permanência, é necessário passar pela assistência social. “Hoje, temos uma Central de Acolhimento que avalia os casos que necessitam de acolhimento. A institucionalização é a última opção, quando não há familiares ou responsáveis que possam cuidar da pessoa idosa. O primeiro passo é procurar o CRAS ou o CREAS para acompanhamento e avaliação da necessidade”, explica Silas Sales, coordenador geral do Abrigo São José.

Preservando a história, investindo no futuro

O Abrigo São José continuará recebendo investimentos, mas sem perder de vista sua história e tradição. A reforma e ampliação representam um marco para a instituição e para a comunidade que ela atende. Um espaço mais organizado, funcional e adequado é essencial para promover a inclusão e o bem-estar de populações vulneráveis, garantindo acesso a serviços essenciais com respeito e humanidade.

Facebook
WhatsApp
Email
Imprimir
Picture of Pádua Marques

Pádua Marques

Jornalista, cronista, contista, romancista e ecologista.

Seja avisado a cada notícia nova!