Aos poucos e com uma certa ordem, a cidade de Parnaíba vai se firmando com aqueles equipamentos que lhe dão estatura de uma cidade com relevante importância cultural e artística dentro do Piauí, a começar por sua rica e imponente arquitetura, em edifícios antigos tombados e suas manifestações artísticas, suas festas populares, suas academias.
Isso é o resultado do trabalho de homens e mulheres com excelente e universal formação dentro e fora do Piauí e nesse aspecto ousamos destacar a Academia Piauiense de Cultura, que tem à frente o professor Manoel Domingos Neto, intelectual dos mais respeitados no Brasil, profundo e discutido conhecedor da segurança nacional, com vários livros publicados e que sempre é recebido com grande respeito e referência nos meios de discussão elevada.
Parnaíba está ao lado das grandes cidades, onde se respira cultura, a acalorada discussão mais elevada na vida nacional. Cumpre a nós, parte desse tecido vivo, manter e deixar que funcione essa máquina que guia os destinos, que eleva a conhecimento, e principalmente entre a sua juventude. A Academia Piauiense de Cultura não é um espaço qualquer na vida e no destino desta cidade.
Ela é um conjunto de cabeças entre as melhores e mais elevadas no grande de conhecimento, de audácia e de elevado reserva moral. Ali estão seus mais importantes pensadores livres, cada um a cada quel contribuindo com seus conhecimentos para sua edificação. É um equipamento de toda a cidade e de sua população, e daí não há que distinguir classes, raças, credos religiosos ou políticos. È um lugar para as mais elevadas manifestações do conhecimento e da vontade humana.