Reitor da Universidade Federal do Delta do Parnaíba visita projeto de Fisioterapia Esportiva.
Na última quarta-feira (17), a Clínica Escola de Fisioterapia da Universidade Federal do Delta do Parnaíba recebeu a visita do Reitor da instituição, Professor João Paulo Macedo, que compareceu para conhecer de perto o inovador projeto Procardio Sports. Coordenado pela Professora Doutora Patrícia Chaves, o projeto de extensão tem como missão aplicar conhecimentos teóricos e práticos sobre condicionamento cardiorrespiratório na reabilitação funcional de atletas amadores e profissionais da cidade de Parnaíba.
Com o objetivo de proporcionar aos alunos do curso de fisioterapia uma experiência prática enriquecedora, além de atender às necessidades da comunidade esportiva local, o Procardio Sports vem se destacando como uma iniciativa de grande impacto na região.
Segundo o bolsista do projeto e acadêmico do curso de Fisioterapia, Lucas Farias, atualmente o projeto atende 34 atletas, incluindo dois paratletas, oferecendo tratamento especializado e personalizado para suas necessidades: “Nossos atletas são divididos em dois grupos: os iniciantes, que são atendidos às sextas-feiras, e às segundas e quartas atendemos os atletas de alto rendimento. Os treinos são específicos, cada um tem seu treino. Periodicamente fazemos capacitações para que possamos, cada vez mais, atender às necessidades individuais dos atletas”, comentou.
Durante a visita, o Reitor teve a oportunidade de interagir com os atletas e a equipe de profissionais envolvidos no projeto, compreendendo de forma detalhada os benefícios e desafios enfrentados por cada um. Em um momento especial, em reconhecimento ao seu apoio contínuo às iniciativas de extensão da universidade, Macedo foi presenteado com uma camiseta oficial do Procardio Sports, personalizada com seu nome.
.
Raimundo Nonato Galeno, paratleta de alto rendimento aos 69 anos, relatou o impacto do projeto em sua vida: “Quando eu chego aqui [na sala do projeto Procardio Sports] eu me sinto em casa, é como se eu tivesse renascido após perder a visão aos 43 anos. Eu já treinava de forma independente, mas o treinamento humanizado com pessoas preparadas, profissionais, é inexplicável. Aqui, tudo é muito bom!”, comentou Galeno.
Em suas palavras durante a visita, o Reitor enfatizou a relevância do projeto não apenas para a formação acadêmica dos alunos, mas também para o fortalecimento dos vínculos entre a universidade e a comunidade. Expressou ainda sua admiração pela dedicação e excelência da Professora Patrícia Chaves e toda a equipe envolvida no projeto, destacando sua contribuição significativa para a qualidade de vida dos atletas e o avanço da fisioterapia esportiva na região.
A visita do Reitor e a homenagem especial demonstraram o reconhecimento do papel vital desempenhado pelo Procardio Sports na UFDPar, inspirando ainda mais a comunidade acadêmica a se engajar em iniciativas que promovam o bem-estar e o desenvolvimento integral dos indivíduos.